Gravam
Tamandaré
Sulaço
Câmara dos Deputados

Congresso ganha iluminação vermelha neste fim de semana em campanha sobre dislexia

Pierre Triboli Câmara e Senado costumam ganhar iluminação colorida em datas especiais O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho...

29/10/2021 11h25
Por: Equipe
Fonte: Agência Câmara de Notícias
4
Câmara e Senado costumam ganhar iluminação colorida em datas especiais - (Foto: Pierre Triboli)
Câmara e Senado costumam ganhar iluminação colorida em datas especiais - (Foto: Pierre Triboli)

O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho neste fim de semana (30 e 31) em apoio à campanha de conscientização sobre a dislexia, a pedido dos deputados Diego Garcia (Pode-PR) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ).

Considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, a dislexia se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

A pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. Por isso, os sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico. Mas pode se estender a outros profissionais, como neurologista e oftalmologista, conforme o caso.

Outubro é o mês internacional de conscientização da dislexia, quando diversas organizações ao redor do mundo se esforçam para informar e sensibilizar as pessoas sobre o problema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.